Miguel Falabella e Paul McCartney são inseguros!

top de post

¨Eu tenho que ter disciplina, não posso perder tempo. Todo dia acordo de manhã, e com inspiração ou não, sento para escrever. Vou escrevendo e a inspiração vai surgindo. Às vezes uma frase inesperada te leva a uma ideia nova e a uma nova inspiração, aí eu digo – Olha, é por aqui!… Não tenho tempo a perder, se eu não tiver disciplina não vai dar tempo de fazer tudo o que quero.”

A frase acima é de Miguel Falabella ( não ipsis literis, mas só o que consegui captar) em uma entrevista na TV neste fim-de-semana. Falabella é um artista de sucesso que já está marcado na história do Brasil e que  dispensa maiores apresentações. E este cara diz sorrindo que  tem muito a fazer e que precisa se policiar senão não vai fazer tudo o que ainda quer fazer. Mais Falabella?

Paul McCartney lançou em setembro deste ano  o que deve seu 53o. trabalho solo depois dos Beatles: Egypt Station. Em entrevista ao programa da CBS 60 minutes, ele se declara inseguro. (?!): ” I think if you care about what you´re doing. If you really wanna get it right, then you got to deal  with insecurities. It´s what makes it right!….  Then you gotta say  to your producer: Can we do that again? And he says to you, oh I think it´s ok,  and you say: I know it isn´t . Then you go out and do it again and then he says : Oh, Oh It`s BETTER!”. Logo depois revela também que John Lennon uma vez lhe perguntou: “Será que um dia as pessoas vão se lembrar de mim?”. Chocking, right? Vale a pena assistir.

Eu fiquei pensando então quantas vezes me senti inseguro e tentei ignorar minha vulnerabilidade, por confundi-la com fragilidade. Quantas vezes tive receio  de não passar segurança para os outros ao assumir que estava vulnerável diante de um negócio a ser fechado, de um projeto a ser entregue ou da competência dos meus concorrentes. . .E quantas vezes minha insegurança se provou correta e que eu deveria ter dado ouvido a ela…lá atrás.

Na verdade assumir nossa vulnerabilidade e insegurança nos faz mais atentos! Tratamos com mais cuidado aquilo que sabemos que poderá dar errado. A possibilidade de falhar existe e deve ser gerenciada e não ignorada, é benvinda quando uma aliada para uma boa gestão e liderança.  Admitir a probabilidade da falha é o primeiro passo para corrigi-la.

Ou, como diria o meu antigo filósofo mineiro: “A soberba é o último passo antes da queda.”

Procure sempre um coach certificado. Bom coaching para você

Amadeu Lamounier